Pacientes

Um enfoque funcional para reequilibrar o sistema imunitário

Alterações da ativação e da função imunitária estão detrás de muitas problemáticas de saúde, desde infeções de repetição a reações inflamatórias. No entanto, como pacientes, às vezes não sabemos relacionar se o que nos ocorre pode ter a ver ou não com o estado da nossa imunidade. Os profissionais de saúde que trabalham com microimunoterapia sabem agir imunologicamente para corrigir estes desequilíbrios, acompanhando o corpo para que volte ao seu equilíbrio natural.

Encontre um profissional formado em microimunoterapia

A AEMI coloca à sua disposição este diretório que lhe permite procurar um médico, farmacêutico, terapeuta ou fisioterapeuta formado em microimunoterapia perto de si. Indica os parâmetros que desejar, como o nome ou a localização do profissional, se os souber. Também pode filtrar por tipo de profissional, especialidade ou disponibilidade de consulta online.

Se é profissional de saúde e deseja fazer parte do diretório, não hesite em contactar a Carolina Fraga:

puce medecin | AEMI
Médicos
fisios | AEMI
Fisioterapeutas
puce therapeute | AEMI
Terapeutas
puce pharmacien5 | AEMI
Farmacias
dogs2 | AEMI
Veterinarios
  • List Date
  • Listing Title
  • Last Update
  • Comments
  • Listing ID
  • Author
Sort By

Sr. Sergio Adrián Blasco García

Fisioterapeuta

C. Pez Austral, 12, bajo D, 28007 Madrid

Sra. Ana María Mauricio

Medicina integrativa, farmacogenética

C/ Escultor Navarro Santafé, 49, 03400 Villena, Alicante
$$

Dra. Emilia Lazarte Escalante

Anestesiología y Psiconeuroinmunología Clínica

Calle Valldoreix 73, 1º, 08172 Sant Cugat del Vallès

Ldo. Juan Luis Palmer Llaneras

Farmacia Palmer

Av. de Costa i Llobera, 47, 07570 Artá

Lda. Maria Jesús Villarreal Guerrero

Farmacia Villarreal Guerrero

Carrer de Balmes, 431, Sarrià-Sant Gervasi, 08022 Barcelona
Cargar más

Documentos pensados para ti

MI y hombres 294x300 1 | AEMI

La microinmunoterapia en los hombres

¡La prevención y el cuidado personal en los hombres es una realidad en la actualidad! De hecho, seguir un estilo de vida saludable con ejercicio regular, una dieta equilibrada, horas…
MI y ninos 291x300 1 | AEMI

La microinmunoterapia en la infancia

Mocos, otitis, anginas, bronquitis de repetición… en invierno los niños padecen regularmente infecciones respiratorias. Esto se debe principal­mente a que su sistema inmunitario es todavía inmaduro. Sostener su sistema inmunitario…
MI y mujeres 292x300 1 | AEMI

La microinmunoterapia en las mujeres

Vidas ajetreadas, responsabilidades profesionales y familiares, cambios hormonales… ¡Ser mujer hoy en día no es tarea fácil! El estrés y el sobre­ esfuerzo debilitan el sistema inmunitario. Si el sistema…

Áreas terapéuticas

Explora cómo la microinmunoterapia puede ayudar a tu sistema inmunitario en una gran variedad de áreas terapéuticas

O sistema imunológico

O sistema imunológico, pilar central da saúde

A saúde vai além da mera ausência de sintomas ou doenças, sendo entendida como um estado de equilíbrio determinado por vários fatores: não só pelos nossos genes, mas também pelo nosso estilo de vida e o ambiente que nos rodeia. A influência positiva ou negativa que exercem esses fatores sobre o sistema imunológico pode condicionar a sua eficácia e, consequentemente, o nosso estado de saúde, favorecendo o seu equilíbrio ou, pelo contrário, desencadeando o aparecimento de doenças mais ou menos graves.

Fatores que determinam a situação do Sistema Imunológico:

FOTO 1 | AEMI

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é um complexo sistema de defesa que ativa-se no nosso organismo para lutar contra o ataque de elementos estranhos. Combate as bactérias prejudiciais, mantém os vírus sob controlo, elimina os parasitas e as células tumorais, protegendo assim o corpo de qualquer elemento que possa comprometer a nossa saúde. Por isso, o sistema imunológico é considerado um dos pilares centrais da saúde.

A microimunoterapia

A microimunoterapia, aliada no tratamento do sistema imunológico

Para avaliar o estado do sistema imunológico, o médico ou o profissional de saúde realizará um estudo clínico e, eventualmente, uma série de análises que lhe permitirão adaptar o tratamento de microimunoterapia a cada paciente.

O que é a microimunoterapia?

A microimunoterapia é uma imunoterapia a baixas doses acessível a todo profissional de saúde. É um tratamento dirigido a regular o sistema imunológico mediante a utilização de substâncias imunomoduladoras (ex. citoquinas, fatores de crescimento…) com o fim de respeitar os processos fisiológicos e melhorar a tolerabilidade do tratamento nos pacientes.

A microimunoterapia é uma terapia baseada em citoquinas. As citoquinas são moléculas de sinalização, imunocompetentes, decisivas na homeostase imunitária e responsáveis pela comunicação entre as células do sistema imunológico; são particularmente interessantes pelo seu papel ativo na regulação da resposta imunológica. 

Cabe destacar que a microimunoterapia não substitui o sistema imunológico, nem o força ou bloqueia, apenas fornece as informações que ele necessita para guiar-se no caminho para o equilíbrio.

A microimunoterapia é um dos principais tratamentos específicos contra doenças relacionadas com o sistema imunológico e constitui uma ferramenta terapêutica chave para o dia a dia do profissional de saúde.

A microimunoterapia no tratamento integral de diferentes patologias

Os campos de utilização da microimunoterapia no tratamento integral de diferentes patologias:

FOTO 2 | AEMI

Características da microimunoterapia

  1. Se comunica com o sistema imunológico na sua própria linguagem. Utiliza substâncias como as citoquinas, proteínas que de forma natural coordenam a resposta imunológica.
  2. É um tratamento geralmente bem tolerado pelos pacientes, pelo fato de empregar estas substâncias a níveis similares ou inferiores aos fisiológicos.
  3. Imita os mecanismos naturais do nosso corpo, operando em etapas sequenciais, como as fases da reação imunológica.
  4. Busca otimizar o funcionamento do sistema imunológico a longo prazo, respeitando a sua capacidade de autorregulação. Para isso, adapta-se em função das patologias ou da fase de evolução da doença.
  5. Transmite as informações diretamente ao sistema linfático, onde se encontram a maioria das células imunológicas.
  6. Pode ser utilizada também na prevenção e complementar outros tratamentos.
FOTO 3 | AEMI